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CANAL DE DENÚNCIAS: GUIA DE ORIENTAÇÃO

O que é o canal de denúncias?

O Canal de Denúncias é o principal meio de comunicação para relatar atos que também
possam infringir as diretrizes do Código de Ética da Arado. Para garantir imparcialidade e
confidencialidade das informações relatadas, o processo de recebimento dos relatos será
feito através do site https://my.safe.space/company/arado ou ligando para o número 0800 8870880

Como funciona?

Estamos sempre prontos e disponíveis! Nosso Canal de Denúncias funciona 24h por dia e 7
dias por semanas. Tratamos com sigilo e confidencialidade todas as informações que
recebemos, desde dados pessoais, valendo-se de tratamentos de dados pessoais apenas
quando base legal, conforme Lei Federal 13.709/18 (LGPD). Ainda assim, todas as
denúncias podem ser feitas anonimamente quando de seu envio

Como acessar o canal de denúncias?

Nosso Canal de Denúncias pode ser acessado pelo através do site https://my.safe.space/company/arado ou ligando para o número 0800 8870880

Quais situações podem ser relatadas no canal de denúncias?

A Arado entende que qualquer indício deve ser relatado. Não só entende, como pede a
você, leitor deste material, para que possa trazer ao nosso conhecimento qualquer situação
ainda que com o mínimo indício. Assim, pedimos para que sempre nos comuniquem, não se limitando, mas se incluindo:

● Notícia de incidentes, passados ou presentes;
● Ausência de conformidade normativa;
● Abusos, infração ou iminência de ameaça a direitos;
● Violações às diretrizes contidas no Manual de Conduta Ética da Arado.
● Condutas que não estejam, ou pareçam não estar, em conformidade com leis,
normas, regulamentos e/ou políticas e procedimentos internos da Arado
● Conflito de interesses, casos de fraude, corrupção e suborno.
● Assédio moral e sexual.
● Desvios éticos em qualquer prática realizada em nome da Arado.

IMPORTANTE: Conflitos de relacionamento entre colaboradores devem ser comunicados
aos líderes, que têm o papel de administrar casos desta natureza. Líderes que tenham
dificuldade em conduzir tais situações podem contar com o apoio da área de Pessoas e
Cultura. Relatos recebidos que envolvam conflitos de relacionamento, sem a tratativa prévia
por parte dos líderes e da área de Pessoas e Cultura, não serão considerados.

Como relatar?

Esteja atento! Ao registrar uma denúncia procure responder:
● O QUE? Descrição detalhada do fato.

● QUEM? Nome completo das pessoas envolvidas e testemunhas, se houver.
●QUANDO? Datas em que a situação ocorreu ou acontecerá.
● ONDE? Local, mais preciso possível, ex: Bloco, andar, ala, departamento.
● QUANTO? Caso seja possível medir, os valores envolvidos no caso.
● PROVAS? Se elas existem, como e onde podem ser encontradas. Também é possível anexar documentos e outros arquivos caso haja necessidade.

O que acontece após o registro da denúncia?

As denúncias trazidas ao nosso conhecimento pelos canais indicados anteriormente serão apuradas pela área de People em conjunto com os demais departamentos e setores internos, além da possibilidade de serem também apreciadas e deliberadas por setores externos, havendo necessidade de tal medida.

As apurações deverão ser concluídas no prazo máximo de 30 dias úteis, quando de baixa complexidade, podendo
variar em função da (i) forma; (ii) qualidade ou (iii) complexidade da situação envolvida.

A Arado não pode se comprometer a receber, avaliar e/ou deliberar sobre denúncias que não respeitem seus canais oficiais. Além disto, a Arado não prosseguirá com a apuração de denúncias incompletas ou confusas, cuja escassez das informações inviabilize avaliação.

Como são realizadas as apurações das denúncias e quais medidas podem ser adotadas

O descumprimento das regras contidas neste Código poderá resultar nas seguintes consequências, conforme a sua gravidade:
1. advertência verbal ou escrita.
2. suspensão do Contrato de Trabalho.
3. desligamento.
4. suspensão de relação com parceiros.
5. responsabilização civil, administrativa ou penal.
Terceiros: Poderão se sujeitar às sanções específicas previstas nos respectivos contratos, na rescisão do referido contrato ou extinção da relação comercial.
As medidas listadas serão aplicadas após a realização de investigação conduzida pelo Comitê de Conduta.


- Quando houver necessidade de esclarecimentos ou de informações complementares, o contato com o denunciante poderá ser feito por telefone, e-mail, desde que por pessoas autorizadas da Arado não envolvidas diretamente aos fatos objeto de denúncia. Sempre que identificada a procedência de um relato, uma análise de causa procura identificar falhas nos processos e podem ser recomendadas ações para melhoria de controles, minimizando o risco de novas irregularidades. Além disso medidas educativas e disciplinares podem ser aplicadas, com base em critérios de intencionalidade e seguindo os princípios da
razoabilidade e da proporcionalidade, bem como as possibilidades jurídicas em relação à
gravidade de cada caso.


Apuração preliminar com a colheita do breve relato: A Arado promoverá um breve relato, podendo ou não tomar decisões preliminares, participando a Diretoria e os setores que deliberar necessários de participação sobre a denúncia

- Implementação de sindicância interna com o departamento jurídico: O (a) colaborador (a) denunciado (a) poderá ser convidado a esclarecer os fatos. Nesta ocasião, a Arado
entende que o direito ao silêncio deverá ser respeitado, podendo o denunciado manifestar-se, apresentar defesa escrita ou oral, bem como trazer ao conhecimento da empresa fatos ou documentos que comprovem a imputação que lhe foi feita não procede.

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